segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Física é isso aí....


Para muitos será o primeiro contato com esta curiosa e verídica história, passada num exame de Física da Universidade de Copenhague.
Li a algum tempo no blog Obvious e resolvi transcrevê-la para cá.
A história ocorreu mais ou menos assim:
A questão exigia um modo que permitisse determinar a altura de um arranha-céus usando um barómetro.
Um estudante respondeu: Amarre uma longa corda à parte mais estreita do barômetro, a seguir faça baixar o barómetro do telhado do arranha-céus até ao chão. O comprimento da corda mais o comprimento do barômetro será igual à altura do edifício.
Esta resposta altamente original enfureceu o examinador ao ponto de rechaçar imediatamente o estudante.
O estudante apelou, baseando-se no fato de que a sua resposta estava indubitavelmente correta e a universidade nomeou um árbitro independente para decidir o caso. Na verdade o árbitro decidiu que a resposta estava correta, mas que não demonstrava qualquer conhecimento de Física. Para resolver o impasse foi decidido chamar o estudante e permitir-lhe que, em seis minutos, providenciasse uma resposta verbal que mostrasse, ao menos, uma certa familiaridade com os princípios básicos de Física.
Durante cinco minutos o estudante ficou em silêncio, franzindo a testa em pensamento. O árbitro lembrou-lhe que o tempo estava correndo, ao qual o estudante respondeu que tinha diversas respostas extremamente relevantes, mas que não sabia qual delas utilizar.
Sendo avisado para se apressar, o estudante replicou da seguinte forma:
Em primeiro lugar, poderia pegar num barômetro, ir até ao telhado do arranha-céus, deixá-lo cair ao longo da parede e medir o tempo que ele demora a atingir o chão. Desta forma, a altura do edifício poderá ser trabalhada a partir da fórmula: H= 0,5g x t2. Mas isto seria má sorte para o barómetro...
Ou então, se o sol estivesse a brilhar, poderia medir a altura do barómetro, depois de assentá-lo na extremidade e medir o comprimento da sua sombra. Em seguida, iria medir o comprimento da sombra do arranha-céus e, depois de tudo isto, seria uma simples questão de aritmética proporcional para calcular a altura do arranha-céus.
Mas, se quiserem ser rigorosamente científicos acerca disto, poderão amarrar uma longa corda ao barômetro e abaná-lo como um pêndulo, primeiro ao nível do chão e depois ao nível do telhado do arranha-céus. A altura é trabalhada pela diferença na força da gravidade - T=2p... Ou, se o arranha-céus tiver uma escada exterior de emergência, será mais fácil usá-la e marcar a altura do arranha-céus em comprimentos do barômetro, e em seguida adicioná-los por aí acima. Se, simplesmente, quiser ser chato e ortodoxo na resposta, certamente, poderá usar o barômetro para medir a pressão de ar no telhado do arranha-céus e no solo, e converter os milibares em pés para dar a altura do edifício.
Mas uma vez que estamos constantemente a ser exortados a exercitar o pensamento independente e a aplicar os métodos científicos, indubitavelmente a melhor forma seria ir ter com o porteiro e perguntar, se ele gostasse de ter um barômetro bonito, que lhe oferecia desde que ele me dissesse a altura do arranha-céus.
O estudante em causa era Niels Bohr...
Nesta época em que milhares de jovens se acotovelam nas salas dos cursinhos pelo país inteiro, no afã de conquistarem o que não conseguiram alcançar durante a explicação do professor da escola, que sirva a crítica para entender que ainda têm-se muito o que fazer pela educação do nosso país, têm-se ainda muito o que conquistar em busca do pensamento livre de fato, da fomentação de mentes oxigenadas e pensantes antes de priorizarem a formação de respondedores de simulados de vestibular.
Pensar não doi.... é difícil no início... mas no fim das contas todo mundo consegue

Um comentário:

Geday disse...

adorei!
sou prova viva disso daí...sem qurer me gabar....odeio esses simulados,vest!mas infelizmente tenho q passar por eles...todas as aulas teoricas deveriam ser postas em prática palpável p nós alunos!decorar fórmulas p enterpretar questões n mede capacidade d ninguém(frase tua p mim na semana do vest da ufpb...)^^