segunda-feira, 9 de junho de 2008



Lembro-me que na época da graduação uma das discurções mais acaloradas entre um grande amigo Jefferson(verminose) e eu, ocorreu pelo fato de eu ter dito que os SKINHEADS sempre foram Neo-Nazistas, e o Jefferson categoricamente me corrigiu e depois de muita discursão e xingamentos de ambos os lados eu me senti curioso sobre o assunto e dei uma googlada pra saber mais sobre o histórico deste peculiar grupo da nossa sociedade, e acabei descobrindo que o verminoso tinha razão, em partes, no que dizia. Descobri que a cultura Skinhead nos primórdios do movimento estava ligada à música, mais precisamente ritmos como o ska, soul, rocksteady e reggae. O lance é que aqui no Brasil brasileiro surgiu uma subcultura derivada dos Skinheads que foram conhecidos por CARECAS, este grupo tem sido pivô de muitos ataques de cunho racista, homofóbico e xenofóbico.
Bom mas por que eu entrei nesse assunto aqui no meu blog?
primeiro por que eu quis!

Segundo por que em São Paulo neste fim de semana, três carinhas espancaram um policial(à paisana) que tentou defender um jovem que estava sendo espancado por ser negro. Há suspeitas que os jovens façam parte de algum grupo neo-nazista. Esta manhã no programa da rede Globo, Bom dia Brasil, foi dito que os "SKINHEADS" já estavam presos.
Entendi então o porque eu tinha na cabeça que os SKINHEADS eram os culpados de todos os crimes de racismo e intolerância na sociedade. Esse bolo tem ingredientes muito simples: Reunião de Jovens sem ideologia e propensos à violência se identificando com uma causa, Mídia taxando toda atitude preconceituosa como ação skinhead e, por fim, uma atitude pior, o cidadão comum não busca embasar seus conhecimentos estudando, lendo, pesquisando, antes prefere que a tv e outros meios lhes empurrem seus conceitos goela abaixo.

Não sou Skinhead, não simpatizo com suas ideologias, não tenho motivos para defender o movimento, e não o estou fazendo, apenas estou alertando para o fato de que as vezes julgamos mau determinado grupo de pessoas.
No final vi que meu Brother Verminose tinha um pingo de razão, e eu como sempre nunca posso deixar de ter a minha.

Buenas semanas!

Nenhum comentário: